Blog
Como calcular a área de um apartamento
Dicas

Saiba como calcular a área de um apartamento

Você sabe como calcular a área de um apartamento? Conhece os termos utilizados e as diferenças entre cada um deles, como área útil ou área privativa? Afinal, quando você busca um imóvel, além de saber o preço, região e bairro, outra pergunta que sempre é feita é: qual o tamanho do imóvel?

Mas não se preocupe! Nós vamos ajudar você a compreender os diferentes tipos de áreas que um mesmo imóvel pode ter e como calculá-los! Vamos lá?

Leia também:

 

Quais são as diferentes áreas de um mesmo imóvel?

Como calcular a área de um apartamento

Como calcular área de um apartamento

Um apartamento pode ter quatro tipos diferentes de cálculos para suas áreas: área privativa, área comum, área útil e área total. Saber qual é cada uma e suas diferenças pode ser importante durante reformas de apartamento ou até mesmo para conferência e preenchimento de documentos oficiais, como escrituras, averbações ou declarações para o governo.

Se você não sabe qual área é qual, não se preocupe! Nós vamos ajudar você a entender cada tipo e também a como calcular cada uma delas. Leia também: Como mobiliar um apartamento pequeno.

Área útil

A área útil, ou “área de vassoura”, é toda a área interna da casa, basicamente todo o espaço onde você pode varrer,  daí o apelido.  Para calculá-la, deve-se medir o espaço sem levar em conta as paredes, contando somente o piso do imóvel. De uma outra forma, a área útil é o espaço que de fato podemos usar no apartamento/casa, por exemplo: quartos, sala, cozinha e banheiros. Vale ressaltar que as varandas e garagens não fazem parte da área útil. Leia também: Como aplicar técnica feng shui em apartamento?

Como calcular a área útil de um apartamento?

É bem simples, é só utilizar aquela conta que aprendemos na escola M²=COMPRIMENTO X LARGURA. Para facilitar, você pode utilizar planta do seu apartamento, geralmente ela está junto com os documentos dele, como a escritura. Caso contrário, tem que fazer do jeito mais difícil: usando uma trena.

Aqui, o truque é você fazer isso um cômodo por vez. Por exemplo: meça o comprimento e a largura de um quarto, depois multiplique esses dois números para obter o resultado que será o seu m². Leia também: Como decorar a sala de um apartamento grande?

Depois que você fizer isso para todos os cômodos do seu apartamento, é só somar tudo. Pronto! Viu como calcular a área útil de um apartamento é fácil?

Área privativa

A área privativa conta o espaço de tudo aquilo que for do seu uso exclusivo. Aqui, diferente da área útil, as paredes, varandas, depósitos e vagas na garagem, contam, ok? Até a parede que você compartilha com seus vizinhos entram na conta, mas somente metade delas, afinal é considerado que metade da parede é sua e a outra metade é do seu vizinho.

Leia também:

 

Como calcular a área privativa de um apartamento?

Também não é difícil. Geralmente, essas informações devem constar na planta do seu apartamento. Mas, caso você não as tenha em mãos, isso pode complicar um pouco mais, porque você precisaria saber as espessuras e medidas das suas paredes e colunas.

Quando descobrir isso e tiver a metragem, você pode somar ao valor da área útil os metros quadrados da sacada, depósitos e vagas, caso os tenha. Como as dimensões das paredes pode ser algo mais complicado de se achar para calcular a área privativa de um apartamento, o jeito é consultar seus documentos, como IPTU, planta e escritura.

Como calcular a área de um apartamento

Como calcular área de um apartamento

Área comum

Esta área é mais “frequente” em prédios ou condomínios de casas, pois a área comum é todo o espaço de uso compartilhado entre os moradores. Pode ser desde a quadra, até o salão de jogos e piscina. Tudo conta. Ou seja, é como se cada morador tivesse direito a um pequeno pedaço da portaria, corredores, área de lazer, áreas técnicas, salão de festas etc. Leia também: Como adaptar um home office no apartamento?

Ah! Em prédios ou condomínios que usam o termo Garden ou que tenham um terraço disponível é preciso tomar cuidado. Porque, caso eles não sejam especificados como uma área privativa são considerados áreas comuns onde todos os moradores podem ter acesso.

Como calcular a área comum de um apartamento?

Aqui a situação é um pouco mais complicada. Afinal, para calcular a área comum de um apartamento não dá para você sair com uma trena pelo seu prédio ou condomínio medindo todas as áreas comuns. Especialmente em tempos de pandemia. Por isso, o mais indicado é que você, novamente, consulte os documentos do seu imóvel.

Caso não os tenha em mão, sempre é possível entrar em contato com a administradora do seu condomínio, pesquisar se isso consta no seu IPTU ou com a construtora onde você adquiriu o seu imóvel.

Área total

Finalmente a última: área total. Essa com certeza é a mais importante na hora de comprar apartamento ou uma casa. No cálculo da área total entra a soma de todas as áreas: comum, útil e privativa, ou seja, tudo! E é por esse valor que seu imóvel estará precificado. É por ele que você saberá se houve valorização do apartamento ou não.

Como calcular área de um apartamento

Como calcular a área total de um apartamento?

Aqui é bem mais fácil, porque se você seguiu todas as nossas dicas já deve ter em mãos as outras áreas do seu apartamento. A área total é a soma da área privativa com a área comum que você tem, em termos matemáticos é assim:

ÁREA TOTAL (M²) = ÁREA PRIVATIVA (M²) + ÁREA COMUM (M²)

É claro que essa informação deve constar na sua planta e escritura. Caso não tenha em mãos, pode tentar consultar a construtora ou até mesmo perguntar para o seu vizinho que tenha uma unidade igual a sua.

Agora, que tal uma curiosidade? Sabia que com o valor da área total você pode descobrir quanto pagou por cada metro quadrado? É um cálculo bem simples, olha só:

VALOR DO METRO QUADRADO = VALOR DO SEU APARTAMENTO / ÁREA TOTAL

Pegue o valor do apartamento e divida sobre a área total. Bem simples, assim você sabe quanto pagou pelo metro quadrado. Além disso, a sua área total é o que é utilizado para o cálculo do seu IPTU. Viu como calcular área de um apartamento pode ser importante?


Gostou do nosso conteúdo? Leia também:

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Jayrton Rodrigues de Freitas
Jayrton Rodrigues de Freitas
30/03/2021 21:34

Muito bem Explicado. Parabéns pela mareria.