Blog
Destaques da construção civil e imobiliária pós-pandemia de coronavírus
Mercado Imobiliário

Destaques da construção civil e imobiliária pós-pandemia de coronavírus

Com o COVID-19 existem vários destaques da construção civil e imobiliária pós-pandemia que procuram aliviar o seu impacto no setor, como a queda nos faturamentos devido à paralisação das obras temporariamente. Entre elas, podemos citar algumas ações tomadas pelos governos municipais, estaduais e federal, assim como decisões do próprio setor.

O objetivo das novas legislações, mesmo que temporárias, visam proteger o público consumidor em geral, assim como quem aluga, vende ou constrói imóveis.

Dessa forma, a economia se viu diretamente atingida pela perda de empregos, poder aquisitivo e investimentos no país. Por isso, está sendo essencial que o Governo intervenha e evite maiores danos para o povo e para as empresas, através de facilidades, benefícios e novas legislações, mesmo que temporárias.

Um dos principais destaques da construção civil e imobiliária pós-pandemia se dá na crença da aceleração da retomada por meio de sistemas industrializados, mas com uma certa cautela do mercado imobiliário com novos lançamentos.

 

destaques da construção civil e imobiliária pós-pandemia

Mas, quais são os projetos em tramitação sobre o mercado imobiliário?

Existem dois projetos que impactam diretamente quem constrói, investe, vende e aluga imóveis no país: o PL 225/2020 e o 1.179/20. Em termos gerais, eles delimitam as ações que podem ser tomadas não só comercialmente, como juridicamente, em relação aos processos de construção, locação e vendas dos imóveis.

Por exemplo: o Projeto de Lei 1.179/20 suspende até o dia 31/12/2020 o aumento dos aluguéis, assim como impede a emissão de novas liminares de despejos para locatários inadimplentes, tanto comerciais quanto residenciais. É claro que o prazo de validade deste Projeto de Lei pode ser revogado caso o Estado de Emergência acabe antes do seu prazo.

Mas, e quanto ao PL 225/2020?

Projeto de Lei 225/2020: ações emergenciais em obras e edificações

A Câmara Municipal de São Paulo tem em tramitação o Projeto de Lei 225/2020, que argumenta ser essencial para ajudar a proteger o mercado da construção civil durante o período da pandemia. O PL propõe mais facilidade de pagamentos de taxas e impostos, mesmo que seja para a transmissão de imóveis ou sobre serviço ao término da obra.

Além disso, o Projeto de Lei 225/2020 ainda permite que o alvará de execução da obra seja emitido sem precisar da quitação da outorga, possibilitando o seu parcelamento. Ele também aprova um desconto de 50% na outorga para quem iniciar as obras dentro de um prazo de 12 meses após a emissão do alvará de aprovação.

Um dos destaques do projeto é sobre a ampliação e o uso do solo. O PL 225/2020 ainda versa sobre metragem, vagas, isenção temporária durante um ano do ITBI e mais. Com isso, o Governo Municipal pretende dar os incentivos necessários para reaquecer o setor durante e após a pandemia.

Você pode acompanhar todos os trâmites do projeto clicando aqui.

Além disso, no começo do mês um decreto emitido classificou o setor da construção civil como essencial. Assim, o seu funcionamento estaria liberado, desde que obedecidas as determinações do Ministério da Saúde para manter a segurança dos seus colaboradores. Porém governos estaduais e municipais podem estabelecer políticas de saúde e a classificação dos serviços essenciais.

destaques da construção civil e imobiliária pós-pandemia

Aceleração da retomada por meio de sistemas industrializados

Mesmo com os governos interferindo na economia através de legislações e incentivos, o próprio mercado da construção civil precisa se preparar para ajudar na sua recuperação. Por isso, um dos destaques da construção civil e imobiliária pós-pandemia será a sua aceleração da retomada por meio de sistemas industrializados.

Ou seja, com esses investimentos é possível ser capaz de produzir mais em menos tempo e, consequentemente, reduzir os custos e reverter isso para os consumidores, que assim como as empresas também passam por momentos de aperto econômico na pandemia. Como resultado é possível aumentar as vendas e o faturamento. Leia também: Vantagens de investir no mercado imobiliário.

Um exemplo claro disso são os projetos feitos com partes pré-fabricadas que podem ser montadas no canteiro de obras, como, salvo as devidas proporções, o hospital de campanha montado pelo governo chinês em pouquíssimo tempo para atender aos infectados pelo novo coronavírus.

Além disso, um mercado mais industrializado também garante mais segurança e qualidade em cada uma de suas obras, ao reduzir o tempo de construção, selecionar matérias-primas de alta qualidade e técnicas mais modernas que otimizem tempo e recursos.

Tecnologia que ajuda a se manter ativo

Para evitar ficarem paradas durante a pandemia, várias empresas estão utilizando recursos digitais para entrar em contato com seus clientes.

A Paulo Mauro disponibiliza, desde antes da pandemia, o Tour Virtual de seus empreendimentos. Assim, é possível conhecer cada detalhe do imóvel sem precisar sair de casa. Além disso, toda a nossa equipe especializada de atendimento e nossos corretores estão disponíveis para nossos clientes.

 


Gostou do nosso conteúdo? Confira também:

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments