Blog
DicasMercado Imobiliário

Investir em imóveis é um bom negócio?

O investimento em imóveis é uma das modalidades mais tradicionais e que faz sucesso entre os brasileiros. É que, ao contrário de outras opções, nesta não é necessário ter conhecimentos específicos sobre operações na Bolsa de Valores. Justamente por isso, cerca de 29% dos brasileiros possuem imóveisvisando principalmente à segurança e à estabilidade. 

Apesar disso, muitos ainda se questionam se investir em imóveis é um bom negócio. Se você deseja começar a investir no setor, mas não sabe como ou não tem certeza se essa é boa ideia, siga a leitura deste conteúdo! 

É bom investir em imóveis? 

Investir em imóveis oferece uma série de vantagens desde que, claro, esse investimento seja feito de maneira adequada e esteja em sintonia com os seus objetivos financeiros.  

Alguns pontos positivos desse tipo de investimento são: 

  • Segurança: esse é um dos poucos diferenciais que consegue manter seu valor mesmo em tempos de crise financeira, sendo, portanto, excelente oportunidade de renda para o futuro. Além disso, como não tem relação direta com a quebra de bancos e a Bolsa de Valores, e não pode ser congelado pelo governo, os riscos imobiliários são muito mais baixos que de outros investimentos; 
  • Valorização constante: pesquisa da FGV mostrou que o Brasil tem um déficit habitacional de 7,78 milhões de residências. Esse dado somado ao constante aumento populacional faz com que haja um acréscimo na demanda por moradias. O efeito disso é a valorização constante nos preços dos imóveis; 
  • Renda extra: mesmo quando o momento não for favorável para a venda do imóvel, você poderá gerar uma renda extra com o aluguel. Assim você consegue ter uma renda passiva, que independe do salário de um emprego. 

Por que investir em imóveis em 2020? 

2020 foi um ano atípico: a pandemia da Covid-19 impactou seriamente diferentes setores econômicos. Contudo, o mercado imobiliário foi um dos poucos que não sofreu com essa questão. Na verdade, a demanda até aumentoem diferentes cidades do país. 

O isolamento social fez com que muitas pessoas repensassem suas prioridades e o estilo de imóvel pelo qual procuravam. Houve um movimento intenso de busca por casas e apartamentos maiores, com mais opções de lazer, e até por imóveis no interior, seja para uma segunda residência, seja para moradia – graças, principalmente, à flexibilização do trabalho pelo home office. 

Essa tendência foi analisada tanto para a compra de novos imóveis como para a locação. E a expectativa do setor é de que o movimento continue crescendo, pois as medidas tomadas na quarentena ainda deverão se manter, mesmo que haja uma vacina. Acredita-se que em torno de 30% das empresas, por exemplo, deverão manter o home office. 

Além de todos esses pontos, vimos que os imóveis são investimentos mais seguros. Se diferentes tipos de investimentos acabaram registrando quedas significativas devido aos efeitos econômicos da pandemia, os imóveis continuaram se valorizando – e quem possuía esse tipo de investimento conseguiu proteger a renda, seja por meio do aluguel, seja pela venda. 

Em 2021, os incentivos para o setor devem ser mantidos. Então, se você está pensando em investir em imóveis, esse é um excelente momento. É claro que você deverá ficar atento e optar por imóveis que tenham real potencial de valorização. 

Como investir em imóveis? 

Para lucrar com o investimento em imóveis, é preciso encontrar boas opções que consigam trazer retorno financeiro. 

O primeiro ponto é avaliar quem é o público do imóvel que você está comprando. A conjuntura do isolamento social modificou um pouco o padrão de consumo dos brasileiros. Atualmente, a procura tem sido maior por imóveis maiores, que ofereçam a possibilidade de cômodo para home office e espaço para o lazer. 

Localização 

Além disso, outros pontos continuam sendo superimportantes, como é o caso da localização. Investir em imóvel em um bairro bem localizado, com boas opções de lazer, comércio e escolas, que ainda seja seguro e ofereça excelente mobilidade urbana, faz com que o imóvel se valorize ainda mais. 

Na hora de escolher a localização, sempre pense em quem poderia comprar ou alugar o seu imóvel. Estudantes preferem regiões próximas a faculdades. Jovens preferem bairros com mais opções de lazer. Casais com filhos querem morar em bairros perto de boas escolase assim por diante. 

Imóveis na planta 

Se a ideia é comprar para vender posteriormente e lucrar com a valorização, prefira imóveis na planta ou em fase de construção. Eles são mais acessíveis financeiramente e os que possuem maior potencial de valorização.  

Nesse caso, não se esqueça de conferir o histórico e a credibilidade da construtora. Visite outros imóveis já entregues por ela para compreender o padrão de qualidade e verificar o potencial de valorização que o imóvel possui, analisando qual público você deseja atrair. 

Para a locação, é importante que seu imóvel tenha diferenciais, como bons acabamentos, armários e outras facilidades. 

Imóveis em condomínio também estão em alta e são muito procurados. Nessas situações, condomínios com diferentes atrativos de lazer e arquitetura moderna costumam ser mais valorizados e desejados. 

Agora você já está convencido de que investir em imóveis é um bom negócio? Aproveite e leia o nosso conteúdo sobre a valorização de um imóvel na planta e entenda por que esse é um excelente negócio para investidores! 

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments