Índice
Na hora de comprar um imóvel, é importante entender as diferentes opções à disposição e assim definir o ideal para suas necessidades e objetivos. Uma dúvida bem comum é sobre a diferença entre flat e apartamento.
As plantas compactas estão em alta ultimamente, atraindo interessados para a moradia e também investidores. Embora todos possam ser chamados genericamente de apartamentos, cada uma dessas opções têm diferenças significativas. Vamos descobrir quais são elas?
Flat
O Flat, também chamado de apart-hotel, é um imóvel menor do que um apartamento padrão, porém apresenta todos os serviços de um hotel. Geralmente sua metragem varia de 25 a 65 m². Alguns flats raros e especiais podem ser maiores e chegar a até 120 m².
Geralmente, o imóvel é composto de uma sala, um quarto, uma cozinha e um banheiro – todos pequenos, porém otimizados com mobília funcional. A grande vantagem é a variedade de serviços que esses locais oferecem, com facilidades típicas de hotéis, como: limpeza diária, lavanderia, refeições, manobristas etc.
Esses serviços são cobrados diretamente na taxa de condomínio no sistema pay-per-use, ou seja, você só paga pelo que usar.
Por esses detalhes, o flat é mais procurado por pessoas que moram sozinhas ou executivos, sem muito tempo para os afazeres que uma casa necessita, já que, ao oferecerem serviços de hotéis, eles ajudam a economizar tempo dos proprietários.
Quando você compra um flat poderá escolher entre morar nele, vendê-lo ou alugá-lo. Outra possibilidade é disponibilizar a sua unidade como integrante do sistema de administração hoteleira chamada de “pool” ou administrar a locação pessoalmente (unidade fora do pool).
O pool de locação é um sistema associativo onde os proprietários e uma empresa de administração hoteleira dispõem seus flats para locação, tornando a parte burocrática mais simples. Ou seja, o proprietário não precisa se preocupar com a gestão comercial, buscar novos hóspedes ou fazer a cobrança, além da manutenção ser gerida e administrada pelo sistema hoteleiro.
Normalmente, para investidores, o flat é uma alternativa muito interessante, porque costuma ter uma rentabilidade mais alta do que o aluguel residencial tradicional, principalmente porque isenta locador e locatário de problemas típicos da lei do inquilinato, porque os flats são regidos pelas normas da hotelaria.
Apartamento
Um apartamento padrão é aquele imóvel que estamos mais acostumados, com plantas mais espaçosas e definidas, com quartos, salas, cozinha, banheiros etc. Nos apartamentos comuns não há serviços de hotel incluso na taxa de condomínio.
Mas é possível encontrar apartamentos situados em condomínios bastante completos, que vão além do básico, com área de lazer completa, SPA, sala de cinema, lavanderia, coworking e muitos outros itens.
Geralmente, comprar um apartamento é mais caro do que um flat. Porém, como o flat oferece serviços de hotel que são cobrados no modelo pay-per-use, no fim do mês, morar em um flat pode ser mais caro do que em um apartamento.
Flat ou apartamento
Definir se vale mais a pena um flat ou apartamento depende muito do seu perfil e dos seus objetivos.
Se você precisa de uma moradia temporária ou não tem muito tempo para organizar as suas atividades e ainda dar conta das demandas de manter uma casa, o flat é uma excelente opção.
Mas se você prefere um imóvel mais espaçoso, com mais cômodos, que permita sua família crescer – e se você tem mais tempo para cuidar do lar, o apartamento padrão é mais indicado.
Para investir, é importante considerar o público que deseja atrair e a localização. O flat pode ser mais vantajoso, desde que na sua cidade exista público para isso. Capitais e grandes centros urbanos são ótimos locais para investir em flats, porque há um público grande apto a consumir esses imóveis, como empresários e executivos.
Agora você já sabe a diferença entre flat e apartamento? Curta nossas páginas no Facebook e Instagram e receba sempre dicas bacanas como esta!