Blog
Dicas

Nascente ou poente? Saiba qual o melhor posicionamento do seu apê

A procura por um imóvel pede atenção redobrada a diversos aspectos importantes, como localização, metragem, mobilidade e infraestrutura comercial da região. Mas não pode deixar de fora a informação sobre a incidência solar, nascente ou poente, que o empreendimento recebe. O motivo é que ela vai interferir diretamente na qualidade de vida dos moradores.

Acontece que a luz solar tem a ver com o conforto térmico dentro de casa durante as estações do ano. Além do mais, a baixa insolação pode trazer problemas relacionados às alergias e também para os móveis, como o mofo, o bolor e os ácaros, danificar pinturas e reboco. O excesso de sol, por sua vez, traz desconforto e estraga os móveis. Buscar o equilíbrio é o melhor caminho.

Um apartamento nascente é aquele que recebe a incidência do sol da manhã. Ele é mais fresco durante os períodos da tarde e noite, por isso são muito valorizados em regiões de clima quente. Outra vantagem que esse tipo de apartamento proporciona aos moradores é o baixo consumo de energia, uma vez que necessita menos do uso de equipamentos para refrescar os ambientes, como ar-condicionado ou ventiladores. Essas unidades costumam ser mais procuradas e mais caras.

Já o apartamento poente apresenta incidência do sol à tarde e é mais quente. Nesse caso, o conforto dos moradores vai depender do clima da cidade. Algumas construtoras adotam soluções para proteger as paredes internas e diminuir o calor que acumulam. O lado bom é que raramente há umidade nesse tipo de apartamento e sobra iluminação natural. Além disso, costumam ter valor mais baixo e maior facilidade de negociação.

Vale analisar, entre vantagens e desvantagens dos apartamentos nascente e poente, as que combinam mais com o seu estilo de vida.

Identificar se o imóvel é nascente ou poente não é uma tarefa fácil. Muitas vezes, edifícios na mesma rua ou unidades de um mesmo prédio têm posições diferentes.

Para descobrir se aquele apartamento que você tem interesse é nascente ou poente, sugerimos o seguinte:

– Observe a orientação do imóvel com relação aos pontos cardeais, considerando que o sol nasce no leste e se põe no oeste. Uma bússola pode ajudar nessa tarefa, mas existem aplicativos para smartphones que indicam com mais precisão.

– Visite o apê algumas vezes, em dias e horários diferentes, para ver de perto a incidência solar nos cômodos, observando também se há outra edificação próxima que interfira nessa insolação.

– Entenda que nem todo apartamento é totalmente nascente ou poente. A maioria não conta com todas as janelas voltadas para o leste ou oeste, por isso sua análise deve considerar os cômodos de maior permanência, como o quarto, ou menor, como o banheiro.

– Analise a região em que o imóvel está localizado e considere também as variações causadas pelas estações do ano, principalmente verão e inverno.

– Converse com seu corretor para buscar mais informações, expor suas dúvidas e necessidades. Gostou do artigo? Aproveite para conhecer os empreendimentos da Construtora Paulo Mauro. O Lure Perdizes tem clima de casa e vista livre. São apartamentos de 90 m² a 130 m², 3 e 4 dormitórios, lazer completo, em rua tranquila e arborizada, no bairro de Perdizes. Na Vila Romana, o Unicco tem apartamentos confortáveis, com 151 m², 3 suítes, varandas e vista privilegiada.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments