Blog
Dicas

Dicas para uma rotina produtiva no trabalho remoto

O trabalho remoto se tornou uma realidade para várias pessoas durante a pandemia. Embora ele traga uma série de vantagens e facilidades, nem todos conseguem manter a produtividade nesse ambiente doméstico.

Afinal, as tentações são inúmeras, como a proximidade com a TV, a cama, além das demandas da família e da rotina de casa. Está sofrendo para manter a produtividade no home office? Veja as dicas que separamos!

Tenha um espaço específico para o trabalho

Trabalhar sentado no sofá e com a TV ligada pode parecer um paraíso, mas com o tempo a sua coluna e a sua concentração irão sofrer bastante. O mais indicado é criar um espaço em casa destinado ao home office.

Essa área deve ser bem iluminada e contar com móveis ergonômicos, com uma mesa de altura adequada, uma cadeira de altura regulável e, se for possível, escolher um ambiente que seja mais calmo, sem tanto barulho ou interferência das demandas familiares.

O local não precisa ser grande ou muito rebuscado. É possível montar seu home office no quarto, no quarto de hóspedes, em um cantinho da sala, em um espaço embaixo da escada ou até na varanda do apartamento.

Crie um horário para trabalhar e uma rotina

Quando estamos em home office é fácil acabar nos dedicando excessivamente ao trabalho, pois nem todos conseguem dividir a rotina em horário de trabalho e horário de lazer.

Contudo, fazer essa separação é muito importante, para que você tenha qualidade de vida e bem-estar. Então, ajuste sua agenda para trabalhar apenas em horário comercial ou dentro de um horário pré definido. E tente criar uma rotina, trabalhando todos os dias em horários mais ou menos fixos.

Cuidado também com as facilidades da tecnologia. Não adianta ter horário para acabar o expediente, mas continuar respondendo mensagens no WhatsApp ou e-mails da firma no seu tempo livre.

E o contrário também vale. Durante o horário de trabalho, dedique-se as suas funções. É claro que, trabalhando de casa, você tem mais liberdade para fazer algumas demandas de casa nesse período, mas isso não pode virar uma rotina, pois atrapalhará a sua produtividade e rendimento.

Evite as distrações

Redes sociais, WhatsApp e outros podem ser uma distração que sugam seu tempo e sua produtividade. Aqueles “5 minutinhos” para ver o feed, podem se tornar meia ou até 1 hora – comprometendo a sua produtividade.

Se você tem dificuldades em lidar com isso, existem extensões para navegadores que bloqueiam o feed de determinadas redes sociais, por exemplo o News Feed Erradicator for Facebook para o Chrome.

Entenda os horários em que seu rendimento é mais alto

Cada pessoa funciona de um jeito. Existem algumas que rendem mais durante a manhã, outras durante a tarde e algumas são mais produtivas à noite. Saiba quando você funciona melhor e deixe as tarefas mais difíceis ou que exigem mais atenção para esse período, e aquelas menos “estressantes” para as horas em que seu rendimento não é tão alto.

A melhor maneira de entender isso é avaliando o seu fluxo de trabalho e notando quando você se sente mais concentrado e quando tem mais dificuldades para manter o ritmo de produção.

Faça uma lista das tarefas

Fazer uma lista das atividades do dia ajuda a programar melhor a sua rotina e a focar nas atividades que são prioritárias, além de se recordar de tudo o que precisa ser entregue no dia.

Comece a sua lista do mais prioritário para o menos prioritário, assim se algo ficar de fora no fim do dia, você poderá terminá-lo no próximo dia útil. Não coloque na sua lista mais tarefas do que consegue dar conta, pois se sentirá ansioso e estressado ao não cumprir a meta.

Projetos maiores que levam semanas ou meses a serem concluídos podem ser divididos em tarefas menores, com conclusão diária – e assim você consegue monitorar o avanço das atividades.

Não se isole

Trabalhar remotamente não significa trabalhar sozinho. É muito importante que você mantenha a comunicação com o restante da equipe, especialmente se as tarefas que vocês executem forem co-dependentes.

Use as ferramentas de comunicação à distância para manter a equipe unida, como um board no Trello para acompanhar as tarefas já feitas e a realizar, o Google Talk para mensagens rápidas e videochamadas, um grupo no WhatsApp, videochamadas via Skype e assim por diante.

Os arquivos em que as equipes estão trabalhando podem ser compartilhadas em nuvem, permitindo que os membros editem os arquivos simultaneamente.

Com essas dicas, certamente o seu rendimento no trabalho remoto será muito maior. Curtiu este post? Compartilhe com seus amigos em home office!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments