Blog
DecoraçãoDicas

Área externa pequena: dicas para decorar e descomplicar o espaço

A área externa de um apartamento pode ser compreendida como a varanda, o terraço na cobertura ou um quintal em caso de unidades no térreo. Ela faz parte do espaço privativo e atualmente os moradores a aproveitam para agregar funcionalidades, como a criação de uma área gourmet ou uma área verde.

A área externa dos apartamentos oferece a possibilidade de aproveitar bem a iluminação e a ventilação naturais, o que colabora para a sensação de bem-estar dos moradores. Elas servem como uma espécie de refúgio e devem transmitir a sensação de aconchego.

Decorar uma área externa pequena pode parecer um desafio, mas com algumas ideias simples é possível deixar o lugar bem arrumado, de um jeito que você não vai querer sair de lá. Basta definir, primeiramente, qual a finalidade que deseja dar à área externa e incluir a sua identidade, assim como faria em um ambiente interno. Depois é só investir em móveis, objetos e cores que agradem, tanto esteticamente quanto na funcionalidade.

Confira as dicas que separamos:

Mesas e cadeiras

Uma área externa convidativa tem cadeiras e mesas, aliadas nos momentos em família, deixando todos à vontade. Em áreas pequenas, as cadeiras podem ser trocadas por pufes, bancos ou futons e algumas banquetas podem servir como mesas. Essa área também pode ser integrada aos ambientes internos, ganhando com isso em termos de aumento de espaço e de climatização.

A quantidade de móveis vai depender diretamente do tamanho da sua área externa. O cuidado deve ser redobrado para não poluir visualmente o lugar com muitos objetos. O ideal é pensar em opções de decoração mais minimalistas, que componham o espaço sem exageros.

Jardim vertical

Aproveitar a área externa para se conectar com a natureza é uma boa pedida. O verde transforma o humor, traz relaxamento e sensação de felicidade. O jardim vertical é uma boa maneira de adaptar a decoração ao verde. Pequenos suportes com flores coloridas ou painéis com samambaias trazem um pouco da natureza para o seu espaço. Se a área for bem ensolarada, invista em plantas que se dão bem, como cactos.

Revestimentos de parede e piso

Quem tem uma área externa pequena geralmente não quer aglomerar móveis, nem excesso de informação no local. A técnica dos tijolos à vista traz estilo e personalidade ao espaço, formando um painel que contrasta com as demais paredes e ainda funciona como revestimento acústico. Além disso, esse revestimento ajuda a compor decorações em estilos rústico, industrial e contemporâneo.

Outra opção é o revestimento colorido na parede, que destaca e alegra o ambiente, acompanhado de um piso nivelado com o uso de material que imita o cimento queimado e não tem juntas, garantindo amplitude ao espaço. Móveis de madeira e uma luminária sobre a mesa completam o ambiente, que pode ser fechado com vidro.

Quanto ao propósito, a área externa pode ser:

De descanso

Se esse for o objetivo, deve haver espaço para uma rede nessa pequena área externa. É uma peça versátil, com diferentes tamanhos, cores e modelos, muito boa para relaxar.

Do chá ou café

O espaço também pode ser usado para sair da rotina e fazer as refeições ao ar livre ou receber amigos para um chá ou café. Para isso, uma pequena mesa e cadeiras são a solução. Se houver espaço, um armário comprido e alto pode guardar as xícaras e a cafeteira.

Do bar

O espaço também pode compor um bar, com estilo industrial e mármore na bancada, por exemplo. Uma pequena mesa e cadeiras em madeira podem ajudar a compor o estilo rústico e aconchegante para receber os amigos.

Gourmet

Mesmo pequena, a área externa pode ser gourmet e até contar com uma churrasqueira. A saída é apostar em bancos e banquetas na hora da decoração. Uma prateleira ocupando duas paredes pode servir como mesa ou aparador.

Em outra opção, a área pode ser integrada à sala de estar e receber uma ilha para apoio da churrasqueira, com espaço para fazer refeições e churrascos com comodidade. A bancada de refeições pode ser de madeira e as cadeiras altas em cor que não destoem do restante.

Gostou das dicas? Aproveite para conhecer os empreendimentos da Construtora Paulo Mauro nos melhores bairros da Zona Oeste da capital paulista. Acesse: https://www.paulomauro.com.br/.

Conheça: MOV Perdizes

 

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments