Blog
Apartamento do futuro
Tecnologia

Apartamento do futuro: praticidade e tecnologia

Robôs que te seguem pela casa, mobílias com cada vez mais funções, e em tamanhos cada vez menores. Veja neste post tudo que nos espera para o futuro dos apartamentos!

O mundo mudou, e isso é fato. Atualmente, os grupos sociais que mais crescem são os de idosos, solteiros ou separados e casais que optaram por não terem filhos. O que significa que esses grupos decidiram focar em outras prioridades, como o aprimoramento da carreira e do acadêmico.

Essas características já estão influenciando a escolha do novo apartamento, mobília e até do serviço de televisão, que cada vez mais se torna obsoleto e dá espaço aos serviços de streaming como a Netflix, já que cada vez menos as pessoas ficam em casa, tornando desnecessária a necessidade de contratar 200 canais diferentes.

Fizemos um post falando tudo sobre automação de apartamentos, que já é uma realidade no nosso dia a dia. O próximo passo é que essa tecnologia se torne progressivamente mais presente e até com assistentes pessoais robóticos. Como foi apresentado pela Samsung na maior feira de tecnologia do mundo, a Consumer Electronic Show (CES).

Apartamento do futuro: Conheça o robô Ballie

O robô “Ballie” foi apresentado pela primeira vez no dia 06/01/2020, em Las Vegas, como um dispositivo para casas conectadas. Trata-se de um dispositivo inteligente que segue o dono pela casa e fica atento às necessidades de seu dia a dia que precisem de solução.

De acordo com a Samsung, Ballie deve funcionar com inúmeras funções como assistente fitness, segurança, ajuda para idosos a se conectarem com aparelhos, e até mesmo como uma companhia para crianças e animais de estimação. 

Por exemplo, se ele for programado para te acordar às 7h00. No horário, ele irá até seu quarto, abrirá as cortinas (que também têm o gadget instalado), e te chamará pelo nome!

Durante a apresentação, Ballie foi até o presidente da divisão de consumidores da empresa HS Kim quando chamado, e o seguiu!

Além dessa novidade super legal, as plantas dos apartamentos também estão se tornando mais flexíveis.

As rígidas separações estão deixando de existir, dando espaço à mudanças. O dormitório surge quando a sala não for mais necessária e vice versa, o que tornará as paredes gradativamente menos necessárias.

Isso é muito interessante, pois podemos fazer um paralelo com uma era distante de nós: a Idade Média, onde as salas das casas eram usadas para tudo, cozinhar, comer, receber convidados, fazer negócios, e até dormir. (daí vem a expressão “mobília”, inclusive). Estamos reinventando o passado e o transformando em futuro!


Apartamento do futuro

Os sistemas elétricos e hidráulicos também sofrerão mudanças nos apartamentos do  futuro: serão instalados e acoplados em módulos, o que facilitará a manutenção, e diminuirá drasticamente a dor de cabeça em caso de reformas.

O mais legal desse tipo de planta é a abertura para várias configurações diferentes. Que dará espaço a compartimentos inteligentes, móveis embutidos e dobráveis, equipamentos multiuso e utensílios facilmente acessíveis o tempo todo.

Tudo isso se deve ao fato de que o mundo está se tornando cada vez mais competitivo, as pessoas estão cada vez mais sem tempo e as funções domésticas do dia a dia se tornam obsoletas a cada segundo (o fogão poderá ser guardado no armário, por exemplo). Não haverá necessidade para áreas de serviço ou escritórios, pois tudo isso será feito em áreas comuns e compartilhadas (lavanderias e work-offices).

Estamos chegando oficialmente na era dos Jetsons!


Gostou do nosso conteúdo? Dê uma olhada nas outras publicações:

 

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments