Índice
Em setembro, o Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou a redução da taxa básica de juros, gerando a oportunidade ideal para você comprar o seu imóvel. Essa baixa da taxa Selic atingiu a marca histórica de 5,5% ao ano, sua menor média histórica.Isso facilita o acesso a financiamentos, reduz juros, estimula o mercado brasileiro e garante mais facilidade na hora de investir no seu imóvel.
O que é a taxa Selic?
A Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) é a taxa básica de juros da economia, e funciona como um índice básico para os bancos definirem suas políticas de crédito. A partir dela as taxas de juros de empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras são calculadas.

Fórmula utilizada para o cálculo da taxa Selic – Fonte: Banco Central
Essa taxa é um dos principais instrumentos para o Banco Central controlar a inflação no Brasil, e é definida em reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom) a cada 45 dias. Ela é calculada com base na taxa de juros apurada nas operações de empréstimo entre as instituições financeiras, como os bancos privados, que utilizam títulos públicos como garantia.
O que é o Copom?
O Copom é a sigla de Comitê de Política Monetária, um órgão do Banco Central criado no dia 20 de junho de 1996 para estabelecer as diretrizes da política monetária nacional e regular a nossa economia utilizando diferentes instrumentos, como a taxa básica de juros. Formado por um Presidente, atualmente Roberto Campos Neto, e oito diretores.
Por que a redução na taxa básica é a oportunidade ideal para comprar o meu imóvel?
Todas as operações de crédito são baseadas a partir da taxa básica de juros. Ou seja, se ela aumentar, os juros do financiamento também aumentarão. Por isso, com a taxa Selic mais baixa da nossa história, o percentual cobrado por instituições financeiras deve ser mais baixo e acessível, permitindo que você invista em imóveis com mais facilidade e, se quiser, vender posteriormente com o mercado em alta.
Os bancos já começaram, aos poucos, a baixar as suas taxas de juros. Segundo o levantamento do Procon-SP, a taxa média para empréstimos pessoais teve a queda de 0,02 ponto percentual, atingindo o total 6,19% ao mês. Por isso, é importante ficar atento às oscilações da taxa de juros e também observar o índice de inflação para poder comprar o seu imóvel com mais segurança e aproveitar a baixa da Selic.
A Paulo Mauro
Com 64 anos no mercado, unindo tradição e modernidade, a Paulo Mauro é uma empresa que está construindo para a terceira geração da mesma família. Essa confiança é o que nos motiva. Conheça os empreendimentos localizados nos bairros mais desejados de São Paulo da zona oeste.
- Água Branca
- Alto da Lapa
- Alto de Pinheiros
- Bela Vista
- Perdizes
- Pinheiros
- Pompéia
- Vila Leopoldina
- Vila Romana
Para saber mais sobre os nossos empreendimentos, entre em contato com um de nossos atendentes.