Índice
O Espaço Pet tem ganhado cada vez mais destaque nos condomínios residenciais, uma ótima notícia, afinal, quem não gosta de ver o seu bichinho feliz e brincando com muita saúde?
Assim, é natural que as pessoas procurem por apartamentos onde existam espaços adequados para os bichinhos, visto que os animais de estimação fazem parte da família e, além de carinho, precisam de cuidados e um espaço próprio.
Confira a seguir mais informações sobre o Espaço Pet em condomínios.
O que é Espaço Pet?
O Espaço Pet é um ambiente reservado para atividades, brincadeiras e convivência de animais de estimação, os queridos pets. Dessa forma, é conhecido como um lugar atrativo para que cães e gatos possam se divertir e passear livremente.
Neste espaço, também podem ser instalados aparelhos e equipamentos, como túnel, arco para saltos e rampas para que o seu pet possa brincar, gastar energia e se manter saudável.

Nossos melhores amigos também precisam de um bom momento de diversão e alegria. Fonte: Unsplash
Assim, os moradores podem cuidar do bem-estar do bichinho sem se preocupar em incomodar outras pessoas ou intervir na harmonia do condomínio.
Pensando nisso, logo foi percebida a importância de promover um espaço comum para a convivência entre os pets e os moradores. Então surgiu o Espaço Pet, um local do condomínio reservado especialmente para a diversão, o bem-estar e o cuidado com os bichinhos.
A importância do Espaço Pet nos condomínios
O Espaço Pet passou a ser um local indispensável, afinal, é notório como o aumento dos animais de estimação dentro dos condomínios foi expressivo e, consequentemente, contribuiu com mudanças nas demandas por espaços específicos nos prédios.
No Brasil, existem cerca de 140 milhões de animais de estimação, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET).
Dessa forma, fica evidente a necessidade de oferecer espaços próprios para os bichinhos. Além de proporcionar lazer e segurança, o Espaço Pet também contribui para a saúde e o bem-estar dos animais, facilitando na hora da brincadeira.
Vantagens do Espaço Pet

Seu bichinho também merece um pouco mais de espaço. Fonte: Unsplash
A existência do Espaço Pet nos condomínios facilita um bom uso das áreas comuns, contribui com a saúde dos bichinhos e também dá mais autonomia para os moradores em relação ao cuidado com seus animais de estimação.
Saúde
A falta de atividade pode gerar estresse nos bichinhos e, muitas vezes, o que ocasiona essa questão é falta de espaço para que o animal possa gastar sua energia e se divertir com seus donos.
Economia
Nem sempre é possível caminhar com o pet na vizinhança; além de poder existir um custo de locomoção, mantê-lo dentro de casa todas as horas do dia pode ser emocionalmente exaustivo para o animal e também para o dono, já que o bichinho tentará liberar essa energia dentro de casa.
Convivência
Com o Espaço Pet, não é necessário gastar, o animal tem mais possibilidades de espaço e novas oportunidades de se exercitar com segurança e ainda encontrar novos amiguinhos. Uma ótima opção, já que a socialização também é muito importante para a saúde deles.

Fazer passeios com seu pet também é muito importante e saudável. Fonte: Unsplash
Além disso, com um espaço exclusivo, não há problemas relacionados à sujeira nas áreas comuns.
Um lugar de diversão, carinho e cuidado
Enganam-se as pessoas que acreditam que não é possível ter animais de estimação morando em um apartamento.
Existem muitas raças indicadas de cachorros que podem morar em apartamentos tranquilamente. Basta ter cuidado, carinho e muito amor!
A arquitetura dos novos condomínios tem sido projetada de modo a contemplar as novas necessidades dos compradores. E isso inclui o Espaço Pet.
Além da segurança, do lazer, da sustentabilidade e das áreas comuns, atualmente outros cuidados são considerados nos condomínios. E isto inclui o bem-estar dos pets.
As características de cada espaço destinado aos animais de estimação variam de acordo com cada empreendimento. No Espaço Pet, é possível encontrar brinquedos e, até mesmo, área para higienização dos bichinhos, incluindo um espaço reservado para dispensar fezes etc.
Alguns condomínios também podem contar com áreas de treinamento, com obstáculos, tocas e bebedouros. Um local perfeito inclusive para contar com o trabalho de profissionais que fazem adestramentos.

Espaço Pet do Lure Perdizes, em São Paulo. Fonte: Paulo Mauro
No empreendimento Lure Perdizes, por exemplo, a diversão e o gasto de energia dos pets é prioridade. Contando com um Espaço Pet exclusivo, com rampa e outros aparelhos, a atividade física e o bem-estar são garantidos.
Num ambiente arborizado, com gramado e ar fresco, o seu animal de estimação tem um local próprio e, assim, mais liberdade, estando mais propenso a viver com saúde e qualidade de vida.
Ainda assim, é importante lembrar-se de que nas demais áreas do condomínio é preciso cuidar do seu bichinho com atenção redobrada. Por este motivo, coloque a coleira no seu pet enquanto estiver fora desses espaços especialmente destinados a ele.
Esta matéria foi criada pela equipe do Live, canal de conteúdo imobiliário do Apto, o maior shopping de imóveis novos do Brasil.