Índice
Entra ano, sai ano, e as tendências decorativas sempre se mantêm em alta, deixando os ambientes mais aconchegantes e diferenciados. Se você adora o tema, precisa conhecer as principais tendências de decoração 2021.
2020 foi um ano marcado por mudanças significativas. Devido à pandemia, passamos a ficar mais tempo em casa e descobrimos como nosso lar pode ser um verdadeiro refúgio para desempenharmos inúmeras atividades.
Essa tendência deverá continuar nesse ano, com a busca pelo aconchego e pela multifuncionalidade em alta. Quer descobrir mais tendências para 2021? Siga a leitura!
1- Cinza e Amarelo
Todos os anos, a Pantone divulga a cor que será referência para a temporada, sendo seguida na moda e também na decoração. Em 2021, a empresa divulgou duas cores que devem ser referência: o Ultimate Gray (cinza) e o Illuminating (amarelo).
A dupla, segundo a Pantone, traz sentimentos de resistência e esperança, uma mensagem importante em um período conturbado o qual estamos vivendo.
Na decoração, essas duas tonalidades já são bastante usadas – e devem aparecer forte em diferentes ambientes. Quem prefere um estilo mais clean, pode usar o cinza para a base e pincelar o amarelo em alguns detalhes, como almofadas, mantas e objetos.
Mas se você é criativo, tem uma personalidade forte ou adora ousar, poderá dar mais espaço ao amarelo, como uma parede de destaque, os móveis da cozinha, entre outros detalhes.
2- Madeira clara
Aconchego é algo muito importante, afinal, passamos a ficar mais tempo em casa e precisamos que ela se torne um verdadeiro santuário. A madeira é um elemento que está fortemente ligado a essa sensação de conforto e de acolhimento.
Neste ano, a tendência será o uso das madeiras claras, não apenas no piso, mas também em paredes e móveis.
Além da madeira tradicional, você poderá investir em outros elementos que a recriem, como porcelanatos, papéis de parede, cerâmicas etc.
3- Natureza
Outra forma de garantir o aconchego é trazendo a natureza um pouco mais para perto. Isso já foi visto em anos passados, inclusive com estilos decorativos como o Urban Jungle.
Neste ano, a busca pelo natural continua, integrando vasos de plantas à decoração e também estampas e elementos que recriem esse ambiente natural, como estampas de flores ou folhas, presença de itens em bambu, a própria madeira, etc.
4- Ambientes integrados e multifuncionais
Em 2020, passamos muito tempo em casa – e tivemos que adaptar o nosso lar para conseguirmos trabalhar, estudar, malhar e nos divertir nele. Infelizmente, as previsões é que em 2021 continuemos isolados.
Então, as casas ganham ainda mais importância e os ambientes integrados ajudam a trazer mais fluência e também funcionalidade, permitindo transformar os espaços de acordo com a necessidade.
Por exemplo, a varanda se torna espaço de relaxamento e também de lazer, o quarto de hóspedes se transforma no home office e assim por diante.
Além de melhorar a funcionalidade, os espaços integrados (muito presente nos lofts e em apartamentos modernos) ajudam a integrar toda a família, deixando todo mundo mais próximo e facilitando a comunicação.
5- Conforto e retorno do vintage
O conforto será ainda mais importante e buscado nesse ano. Afinal, já que temos de passar mais tempo em casa, que esse ambiente seja adequado para todos da família e favoreça o aconchego e o bem-estar.
Por isso, o destaque serão os móveis e acessórios acolhedores, além de garantir uma boa circulação entre os espaços, preferindo, por exemplo, móveis multifuncionais e adequados as diferentes necessidades de uso das residências.
2021 também deverá ser marcado pelo retorno do vintage, com móveis e acessórios que recriem a estética de décadas anteriores. Então, espere ver bastante cômodos com antiguidades, papel de parede e poltrona retrô e outros itens vintage que favorecem o conforto e a sensação de acolhimento e pertencimento.
6- Tons terrosos
Embora o cinza e o amarelo sejam as cores de 2021 pela Pantone, outras tonalidades também deverão ter vez. Principalmente os tons terrosos, com destaque para o terracota.
Nós já vimos um crescimento dessas tonalidades em 2020 – e agora elas devem brilhar ainda mais, presentes em azulejos, cobogós e também nos tecidos de sofás e poltronas.
Como essas tonalidades são neutras, você poderá combiná-las com várias tendências, como a madeira clara e também os elementos mais rústicos ou industriais, como o cimento queimado e os metais (em preto, cobre e aço corten).
É claro que, além dessas, outras tendências de decoração 2021 devem brilhar, como uso dos metais pretos, presença marcante do ladrilho hidráulico em painéis e pisos, luminárias minimalistas em latão e uma presença mais forte do home office.
Curtiu conhecer as principais tendências de decoração de 2021? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos bacanas como este diretamente no seu e-mail!
Dicas bem úteis e atuais.